“A way Out” jogo Desenvolvido pela produtora Hazelight
Studios, lançado em 23 de março de 2018. O jogo consiste na tentativa de dois
personagens (Vincent e Leo) em escapar da prisão onde os dois precisam
colaborar um com o outro para o sucesso da empreitada. o jogo só pode ser
jogado em dupla on-line ou local.
Imersão - pontuação 8,0
Uma boa imersão, os personagens do jogo atraem o
jogador para a história, no entanto, algumas incongruências distraem o jogador,
como por exemplo, interação falha com alguns itens disponíveis como ferramentas
para o jogador (armamentos com estoque de balas infinitas).
Agência - pontuação 5,0
baixo
poder de agência, embora o jogo traga opções de ações diferenciadas, por
exemplo, em determinados momentos é possível escolher avançar a história ao
modo de Leo ou Vincent, forçando os jogadores a entrarem em um consenso sobre
qual método utilizar, porém o resultado final da jogada é sempre o mesmo.
Existem ainda vários objetos interativos no cenário mas a função é apenas
reforçar a imersão.
Transformação - pontuação 5,0
A
way out tem um baixo poder de transformação, entendendo a transformação
como a produção de uma história caleidoscópica onde o usuário tem a
possibilidade de entrar na trama principal através de tramas que se desenrolam
simultaneamente onde o jogador acessa a história por diferentes pontos. Embora
no jogo em questão os usuários tenham a possibilidade de escolher o personagem
com o qual vão jogar, onde cada personagem tem histórias e personalidade
diferentes isso não fornece a oportunidade de jogar individualmente com cada
personagem, por se tratar de um jogo estritamente cooperativo.
Autoria procedimental - pontuação 7,0
O
universo do jogo a way out não possibilita a criação de personagem, visto
que os dois personagens disponíveis são totalmente pré estabelecidos pelo jogo,
portanto, o jogador não pode influir nas habilidades, nem nos aspectos físicos
dos personagens.
O jogo possui regras mecânicas para
realização de ações e sempre ressalta essas regras ao longo do jogo mas certas
mecânicas são utilizadas apenas uma ou poucas vezes ao longo do jogo o que não
é necessariamente um aspecto ruim pois impede que o jogo se torne repetitivo
trazendo fluidez ao mesmo.
Propriedade participativa - pontuação 7,0
O
jogo apresenta mecanismos que nos possibilita influir na narrativa, os
personagens são conduzidos pelos jogadores a medida em que temos decisões a
tomar acerca das ações no jogo reagindo aos comandos que acionamos.
Propriedade espacial - pontuação 7,0
As
ações determinadas no jogo no curso da navegação nos coloca imersos nos
ambientes que a narrativa fornece, podemos navegar pelos espaços dos cenários
do jogo que nos transportam desde a prisão em que os personagens escapam até praias localizadas no México. O
jogo também apresenta a espacialidade dramática quando nós atravessamos essas
locações e nos sentimos presentes nessas passagens.
Propriedade enciclopédica - pontuação 7,0
por se tratar de um universo de jogo novo, a way
out não grande enciclopédia narrativa, pois possui um número limitado de
personagens com histórias pré estabelecidas que não fazem parte de nenhuma
franquia.
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