Jogos digitais /narrativa transmídia - análise autoria procedimental sobre o jogo “A way out”




 “A way Out” jogo Desenvolvido pela produtora Hazelight Studios, lançado em 23 de março de 2018. O jogo consiste na tentativa de dois personagens (Vincent e Leo) em escapar da prisão onde os dois precisam colaborar um com o outro para o sucesso da empreitada. o jogo só pode ser jogado em dupla on-line ou local.

Imersão - pontuação 8,0

Uma boa imersão, os personagens do jogo atraem o jogador para a história, no entanto, algumas incongruências distraem o jogador, como por exemplo, interação falha com alguns itens disponíveis como ferramentas para o jogador (armamentos com estoque de balas infinitas).


Agência - pontuação 5,0

baixo poder de agência, embora o jogo traga opções de ações diferenciadas, por exemplo, em determinados momentos é possível escolher avançar a história ao modo de Leo ou Vincent, forçando os jogadores a entrarem em um consenso sobre qual método utilizar, porém o resultado final da jogada é sempre o mesmo. Existem ainda vários objetos interativos no cenário mas a função é apenas reforçar a imersão.




Transformação - pontuação 5,0

A way out  tem um baixo poder de transformação, entendendo a transformação como a produção de uma história caleidoscópica onde o usuário tem a possibilidade de entrar na trama principal através de tramas que se desenrolam simultaneamente onde o jogador acessa a história por diferentes pontos. Embora no jogo em questão os usuários tenham a possibilidade de escolher o personagem com o qual vão jogar, onde cada personagem tem histórias e personalidade diferentes isso não fornece a oportunidade de jogar individualmente com cada personagem, por se tratar de um jogo estritamente cooperativo.



Autoria procedimental - pontuação 7,0

O universo do jogo a way out  não possibilita a criação de personagem, visto que os dois personagens disponíveis são totalmente pré estabelecidos pelo jogo, portanto, o jogador não pode influir nas habilidades, nem nos aspectos físicos dos personagens.
 O jogo possui  regras mecânicas para realização de ações e sempre ressalta essas regras ao longo do jogo mas certas mecânicas são utilizadas apenas uma ou poucas vezes ao longo do jogo o que não é necessariamente um aspecto ruim pois impede que o jogo se torne repetitivo trazendo fluidez ao mesmo.

Propriedade participativa - pontuação 7,0

O jogo apresenta mecanismos que nos possibilita influir na narrativa, os personagens são conduzidos pelos jogadores a medida em que temos decisões a tomar acerca das ações no jogo reagindo aos comandos que acionamos.

Propriedade espacial - pontuação 7,0

As ações determinadas no jogo no curso da navegação nos coloca imersos nos ambientes que a narrativa fornece, podemos navegar pelos espaços dos cenários do jogo  que nos transportam desde a prisão em que os personagens  escapam até praias localizadas no México. O jogo também apresenta a espacialidade dramática quando nós atravessamos essas locações  e nos sentimos presentes nessas passagens.

Propriedade enciclopédica - pontuação 7,0

por se tratar de um universo de jogo novo, a way out não grande enciclopédia narrativa, pois possui um número limitado de personagens com histórias pré estabelecidas que não fazem parte de nenhuma franquia.  



Comentários